terça-feira, 21 de maio de 2013

Tricuríase
  
(A) Fêmea com extremidade superior reta; (B) Macho com extremidade posterior recurvada; (C) Ovo típico com dois tampões polares hialinos e uma massa de células; a)Orifício retal; b) Útero; c) Ovário; d) Aparelho reprodutor feminino; e) Faringe filiforme(nos dois sexos); f) Canal deferente; g) Espículo; h) Cloaca;  i) Testículo.
A tricuríase é o nome que se dá a uma doença causada por um verme chamado Trichocephatus trichiurus
Os sintomas da tricuríase podem ser: anemia, diarreia, enjoos, vômito e prolapso retal.
A transmissão da tricuríase dá-se através do consumo de água ou de alimentos contaminados com os ovos do verme. Inicialmente pode não surgir nenhum sintoma, mas à medida que a quantidade de vermes vai aumentando, os sintomas acima citados vão se instalando.

Ciclo biológico
Os ovos da tricuríase sobrevivem por meses ou anos no solo úmido e aquecido e eles podem chegar ao corpo humano quando o indivíduo consome alimentos contaminados com estes ovos. Ao chegar no intestino, a larva saem dos ovos e penetram na mucosa do intestino onde se desenvolve e se houver um macho e uma fêmea dentro do mesmo intestino, a fêmea pode colocar mais de 3 mil ovos por dia, que são eliminados junto com as fezes. Os vermes adultos podem sobreviver no intestino humano por anos pois alimentam-se do bolo fecal e do sangue do indivíduo.

Diagnóstico
O diagnóstico da tricuríase pode ser feito através do exame de fezes. 

Tratamento
O tratamento para tricuríase é feito com a toma de remédios para vermes como o Mebendazol ou Oxantel, por exemplo.

Prevenção
A prevenção da tricuríase pode ser feita através de medidas básicas de higiene como lavar as mãos antes de preparar refeições, antes de comer, e sempre antes e depois de ir ao banheiro. É recomendado ainda não andar descalço e evitar molhar-se com água contaminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário